Tudo Homens!

Luís Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal junto da NATO

Tudo Homens!

Luís Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal junto da NATO

Quem entrar na Delegação de Portugal junto da NATO verá um longo corredor, no fim do qual encontrará, impecavelmente alinhados em sucessão cronológica, os retratos dos nossos Embaixadores que aqui nos representaram ao longo dos anos. Tudo homens! 

Esta visão continua, em 2017, a caminho, portanto, do final da segunda década do séc. XXI, a ser lugar comum em tantas instituições portuguesas públicas ou privadas, civis ou militares. 

É ainda o padrão, num mundo onde tudo mudou à nossa volta. Mesmo na NATO. Com efeito, a NATO e os seus países parceiros reconhecem hoje, na linha da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o impacto desproporcionado que as situações de conflito e pós-conflito têm sobre as mulheres. Tal como reconhecem a importância em garantir a participação activa e plena das mulheres no processo de decisão das instituições de segurança. E neste sentido as mulheres assumem especiais responsabilidades na prevenção e resolução de conflitos, bem como nos esforços de paz e cooperação pós-conflito. A decisiva importância do papel da mulher é talvez um dos rostos menos conhecidos da NATO. Mas é um dos mais marcantes. Julgo que não andarei muito afastado da verdade se prognosticar que se aproxima o tempo em que a longa lista de retratos não seja “tudo homens”! 

2018-09-22T11:25:57+00:00

Leave A Comment